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Zabbix 3.0
Esse post é uma tradução do release oficial do Zabbix 3.0 realizada pela Complemento. Acesse o post oficial em inglês através do link:

Zabbix 3.0 in english

Deixe um comentário e ajude-nos a divulgar o novo Zabbix 3.0.

 O que tem de novo?
Chegou! O esperado e desejado Zabbix 3.0 … Leia Mais

Neste mês de Outubro de 2016, a Complemento lança sua nova versão do AddOn de Integração entre o OTRS e a Mediawiki.

Além de uma série de melhorias de usabilidade, tempo de carregamento de conteúdo, temos agora nosso primeiro AddOn traduzido para o alemão, com apoio do nosso cliente … Leia Mais

Para resetar a senha do usuário root no OTRS 5, quando necessário, acesse o shell do servidor e execute o seguinte comando:
su -c “/opt/otrs/bin/otrs.Console.pl Admin::User::SetPassword root@localhost 123456” -s /bin/bash otrs
Com isto, a nova senha de acesso será 123456.

Este comando pode ser utilizado para resetar a senha de outros atendentes, basta … Leia Mais

Neste tutorial, vamos mostrar como realizar a instalação do OTRS 5.0.x no CentOS 7. Este tutorial também mostrará para aqueles que estão começando, uma sugestão de preparação do CentOS numa maquina virtual utilizando o VirtualBox, porém, se você já trabalha com servidores linux e desejar pular esta parte, siga em … Leia Mais

A Complemento vem se especializando na monitoração de negócios com a utilização do Zabbix, um software livre já mundialmente reconhecido para monitoramento de serviços e infraestrutura de TI.

O Software Livre Zabbix viabiliza a monitoração da atividade de negócio (BAM Business Activity Monitoring) para qualquer empresa, independente de seu porte.

Nesta prova de conceito, … Leia Mais

Já imaginou receber um SMS ou uma Alerta no WhatsApp caso um determinado número de chamados fiquem sem tratamento por mais de 2 horas? Fácil! Com o Zabbix, é possível monitorar os processos de negócio de sua empresa e é claro, seu sistema de Service Desk.

No exemplo abaixo, mostramos o monitoramento … Leia Mais

Requisitos de Instalação
A instalação pode ser realizada em um servidor físico ou virtual.

2 GB de memória RAM no mínimo, recomendado 8 GB
160 GB HD
Processador Xeon 2.0 Ghz ou superior
Web Server Apache
Banco de Dados Mysql, Oracle, MS SQL ou PostgreSQL. Neste manual realizaremos a instalação com MySQL

No console do Linux, como … Leia Mais

Webinar realizado dia 22 de Junho de 2015 sobre as principais atualizações do OTRS 3.3 para o 4.0 e uma breve apresentação do Ligero® ITSM. Conduzido por Ronaldo Richieri, diretor da Complemento.

Webinar realizado em 27 de Agosto de 2014, sobre gerenciamento de configuração e mudanças com OTRS 3.3, conduzido por Ronaldo Richieri, diretor da Complemento.

Um Webinar sobre Gestão de Incidentes no OTRS 3.3 mais uma visão geral do sistema. Este Webinar foi conduzido por Ronaldo Richieri, diretor da Complemento.

Fizemos um video tutorial que explica de forma básica a instalação do Ubuntu Server 14.04 seguida pela instalação do OTRS Help Desk 3.3.8.

Utilizamos uma maquina virtual rodando em cima do Virtual Box para isso.

O OTRS é uma das ferramentas mais utilizadas em todo o mundo quando falamos em Gerenciamento de Incidentes e Requisições de Serviços. Seu uso tem se tornado cada vez mais frequente por estar aderente aos processos ITIL sendo líder absoluto das ferramentas do segmento em quantidade de instalações.
Anteriormente já tínhamos … Leia Mais

Este post foi motivado por uma dúvida postada no fórum OTRS Brasil

Quando pensamos em boas práticas na área de gestão de serviços de TI, lembramos que para um bom entendimento da saúde de nosso service desk é necessário saber quais serviços estão sendo mais demandados ou quais estão … Leia Mais

A empresa alemã de consultoria Znuny desenvolveu recentemente um módulo que permite anexar vários arquivos de uma só vez nos chamados. O módulo se chama “Znuny4OTRS – AttachmentMultiUpload” e seu download deve ser realizado diretamente no site https://znuny.com/.

A instalação do módulo é relativamente fácil. Além de instalar o mesmo … Leia Mais

O cadastro de novos artigos de conhecimento se dá em dois passos.

Cadastrando Categorias
Primeiro, é necessário criar as categorias onde os artigos serão cadastrados. Essas categorias são fundamentais na organização dos artigos. Você pode ter por exemplo uma Categoria para cada sistema para que se presta atendimento em … Leia Mais

Ao realizar uma anotação no chamado através do botão nota, podemos escolher que tipo de visibilidade daremos a esta:
Nota-interna
Somente os atendentes do sistema tem acesso a estas anotações.
Nota-externa
Além dos atendentes, os clientes tem acesso a visualização destas anotações em sua interface (/otrs/customer.pl). Por padrão, a ação de adicionar uma nota-externa … Leia Mais

Associar
Esta opção permite criar um link de carater informativo entre um chamado e outro, ou mesmo entre um chamado e uma FAQ (artigo de conhecimento).

Isto pode ser útil por exemplo quando quisermos dizer que dois incidentes estão relacionados de alguma forma, por exemplo, quando temos um incidente em um cliente … Leia Mais

Nós da Complemento estamos sempre buscando melhorias que venham facilitar a usabilidade do sistema OTRS. E por muitas vezes esbarrávamos em um item que carecia de um módulo que permitisse mostrar serviços de acordo com a fila selecionada.

Então tomamos a iniciativa de construir esse módulo e disponibilizar para a comunidade. … Leia Mais

Use this script to add new service via bash:

./otrs.AddService2.pl -n “Name of The Service” -p “Service Parent 1::2nd Level Service” -c “Comments Here” -t “Service Type ID (based on General Catalog ID)” -a “Service Criticality ID (Based on General Catalog ID)”

Download the script Here

Rename it to otrs.AddService2.pl, make it … Leia Mais

O OTRS 3.3 está incrível! Veja aqui as melhorias implementadas nas versões beta:
Maior Produtividade

Os Dashboards de Chamado e as listagens de chamados em geral podem ser filtradas pelas colunas, além de ser possível escolher quais colunas serão exibidas.
As visões Médias e Overview agora são ordenáveis.
Adicionado um Widget de … Leia Mais

Com intuito de difundir e facilitar o entendimento do OTRS nos países de lingua portuguesa, a Complemento está realizando treinamentos de formação para OTRS Help Desk e ITSM. Como parte de nossa formação, estamos produzindo manuais adaptados para o idioma portguês (Brasil) para cada um dos diversos aspectos … Leia Mais

 

SLA (Service Level Agreement) ou ANS (Acordo de Nível de Serviço em Português), é um acordo entre o provedor de serviços de TI e o seu cliente, quanto a qualidade ou garantia dos serviços prestados.

O OTRS … Leia Mais

Complemento desenvolve integração entre OTRS e Mantis Bug Tracker

Para atender uma necessidade comum de nossos clientes, a Complemento criou um módulo que faz a integração do OTRS ao Mantis Bug Tracker através de WebServices. … Leia Mais

O OTRS 3.2 estável acaba de ser oficialmente lançado. Seu codinome é “Hulopoe Beach”, homenagem a uma praia do Hawai. Veja aqui uma lista de melhorias e novidades no sistema:

Os clientes, seus chamados e seus processos estão melhor dispostos em um único lugar
Mapeamento, criação e gerenciamento de processos
Melhora … Leia Mais

Instalação do Ubuntu Server
A utilização do Ubuntu LTS 12.04  e não o 12.10 é devido ao fato de que a versão 12.04 será mantida pela Canonical por 5 anos, enquanto a 12.10 por apenas 2.

Faça o download do Ubuntu no link abaixo:

https://ubuntu.mirror.pop-sc.rnp.br/ubuntu-releases//precise/ubuntu-12.04.1-server-amd64.iso (Versão de 64 bits)

Grave num CD ou … Leia Mais

Acabamos de lançar de forma gratuíta um pacote que permite rejeitar emails de pessoas não cadastradas no sistema como clientes. O sistema envia uma mensagem automatica (parametrizável) ao remetente não cadastrado.

Além disso, é possível escolher mandar estas mensagens como ticket para uma fila, ao invés de simplesmente descartá-los.

Para maiores informações, … Leia Mais

Sob o propósito de contribuir ainda mais com a comunidade OTRS, a Complemento preparou a tradução da página principal da Wiki – OTRS para o português, em conformidade com os padrões das páginas em inglês.

“Com esse trabalho de … Leia Mais

A Complemento acaba de desenvolver um módulo que facilita a pesquisa por itens de configuração.

Após a instalação do pacote, basta digitar o nome do IC (ou parte do nome) no campo “Search for CIs” e apertar Enter!

Este pacote “vai muito bem” junto com um … Leia Mais

A Dedalus possui mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação. A Dedalus possui parceria com os maiores players de mercado como Google e Amazon para oferta de soluções em cloud computing. Além disso desenvolve soluções personalizadas de consultoria e outsourcing de TI, desenvolvimento de sistemas … Leia Mais

Integração Joomla e OTRS Autologin

 

Recentemente, nos envolvemos em um novo desafio, fazer com que os usuários logados no Joomla automaticamente sejam logados na interface de cliente do OTRS sem a necessidade de digitar usuário e senha novamente.

Com esse propósito em mente, desenvolvemos um módulo capaz de integrar as duas aplicações … Leia Mais

O OTRS é uma ferramenta poderosa que oculta muitos de suas possibilidades no código que ainda não está 100% documentado. Essa eu descobri fazendo engenharia reversa no código.

Imagine que você quer retirar o menu Prioridade do Ticket para os atendentes de 1o nível e deixar apenas visível para supervisores.

Acesse ADMIN-> … Leia Mais

Recentemente, iniciei uma reflexão sobre as coisas que fiz no ano passado. Me lembrei então de uma experiência muito positiva com um software livre que implantei numa grande empresa e do ótimo resultado que tivemos com ele.

Como não havia compartilhado isto anteriormente, achei super importante dar o meu “testemunho” sobre … Leia Mais

Uma das etapas importantes na instalação do OTRS é a verificação por módulos perl necessários para o software. O processo para verificação está descrito no documento INSTALL e se dá através do comando “perl /opt/otrs/bin/otrs.CheckModules.pl” supondo que você descompactou os arquivos do otrs na pasta /opt/otrs

Uma das dependencias que pode … Leia Mais

Uma livre tradução e interpretação da página https://otrs.org/feature/

Lista de recursos
Interface Web:

Interface Web para que o atendente possa visualizar e trabalhar com os tickets dos clientes
Interface Web para administrar o sistema
O cliente também pode ver seus tickets e criar novos a partir de uma interface Web
Suporte a temas (skins)
Sistema … Leia Mais

A partir de uma instalação clean do Ubuntu. Vamos executar os seguintes comandos:

Vamos atualizar o sistema
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
Vamos instalar a maior parte dos pacotes necessários pelo OTRS 3
sudo apt-get install otrs2 aspell-pt-br build-essential
Durante este processo, o servidor pedirá que você indique uma senha de Mysql para seu servidor. … Leia Mais