Zabbix é um sistema open source robusto e altamente confiável que estende suas funcionalidades desde o monitoramento de componentes de Infraestrutura de TI até processos e análise de indicadores críticos de desempenho de negócios, com monitoramento de dados em tempo real.

Por que monitorar o seu negócio?

Ferramentas de monitoramento permitem que métricas sejam exibidas de maneira visual, com gráficos e mapas. Informações como consumo de banda, CPU e memória, por exemplo, podem ser rapidamente visualizadas, tanto com dados instantâneos como para dados históricos. Um bom sistema de monitoramento de redes permite a criação de alertas para eventos de anormalidade e também permitem correlacionar sintomas com itens de infraestrutura. Outra característica de um bom sistema de monitoramento é que ele deve ser suficiente para atender às mais diversas áreas, equipes e suas respectivas necessidades. Isso é Zabbix!

Funcionalidades:

Monitoramento Completo

Segurança

Integração

Pronto para IPV6

Alertas

Eventos

Customizável

Livre de licenças de uso

Para pequenas e Grandes empresas

Alta Performance

O que monitorar com Zabbix?

As possibilidades são diversas! Algumas delas:

  • Qualidade de links e conectividade de redes;
  • Utilização de banda;
  • Saúde e uso de ativos de rede (roteadores , switches, access points, etc);
  • Sistemas operacionais;
  • Serviços em execução;
  • Parâmetros de performance de serviços;
  • Vendas;
  • Estoques;
  • Faturamento;
  • Entre outros!

BAM (Business Activity Monitoring) e Zabbix

O dinamismo do mercado atual determina que as empresas operem em um ritmo muito mais rápido e dinâmico; por isso, ter uma visão em tempo real dos indicadores que compõem a organização é fundamental para se manter no cenário competitivo do mercado.

A tecnologia BAM (Business Activity Monitoring) é responsável por monitorar em tempo real e exibir os indicadores do negócio constantemente. Ao planejar o BAM de uma empresa, deve-se analisar quais as métricas relevantes para serem analisadas e defini-las para implantar no sistema. O Zabbix, por sua vez, é um software que efetiva esse monitoramento de forma simples, porém, robusta.

Alguns exemplos de aplicação são:

  • Monitoramento das vendas: por vendedor, região, produto;
  • Controle de estoques: itens precisando reposição, índices de rotatividade;
  • Próximas contas a pagar e receber no período;
  • Possíveis problemas de fluxo de caixa (“caixa está abaixo de X”/”contas a receber não tem movimentação há X dias”.

Vemos que é possível monitorar diversas ocorrências e criar gatilhos específicos para tais eventos, além de alertas de acordo com o grau de urgência, como por exemplo, enviar um e-mail para o diretor comercial da empresa quando a média de lucro diária foi abaixo do alcançado normalmente, permitindo que este tenha uma fácil visualização do ocorrido e tenha agilidade ao tomar uma decisão ou solucionar um problema.

Monitoramento de Service Desk

Com o Zabbix é possível monitorar o seu OTRS e aumentar as possibilidades de desempenho de negócio. Você pode, por exemplo, criar disparos de SMS automáticos, caso determinado tipo de chamado fique sem nenhuma interação durante X horas, ou disparar um e-mail automático para os gestores, caso o sistema fique indisponível.

Com base no armazenamento desses dados, abre-se a possibilidade de análise e criação de estratégias que agilizem seus processos, diminuir ou aumentar a equipe de acordo com a demanda de chamados recebidos.

Integração Zabbix e OTRS

Com a integração com o OTRS, podemos verificar quantos chamados cada fila possui e quanto tempo está levando para cada chamado ser atendido. Podemos limitar quais serão os gatilhos para enviar uma notificação, por exemplo, existem mais de 30 chamados desbloqueados na fila de Operação ou que existem mais de 5 chamados na fila do ServiceDesk novos, sem tratativa a mais de 4 horas. Podemos estabelecer a quantidade de tempo que os chamados poderão ficar em cada fila, sendo assim, poderá gerar alerta dentro de um tempo pré programado.

A integração permite que as filas sejam monitoradas e com base nos dados coletados, saber quais foram os picos de atendimentos diários, semanais e mensais. Podemos definir equipes dentro de um determinado horário para atender a demanda de segunda feira de manhã, por exemplo.