A data do horário de verão mudou!
A princípio, era estabelecido que a maior parte do Brasil entrava no horário de verão no terceiro domingo do mês de Outubro, de acordo com o decreto abaixo de 2008:
DECRETO Nº 6.558, Institui a hora de verão em parte do território nacional.
No final de 2017, sem muito alarde até por que já estávamos com o horário de verão em andamento, o governo alterou a entrada do horário de verão para os anos seguinte para o primeiro domingo do mês de Novembro, conforme decreto abaixo:
DECRETO Nº 9.242, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Desta forma, é esperado que o horário de verão se inicie em 2018, no dia 4 de Novembro e não mais dia 21 de Outubro conforme era esperado por nós e pelos computadores, e é aí que começa o nosso problema.
Além disso, há uma proposta amplamente divulgada como certa pela mídia brasileira de que o horário de verão neste ano de 2018 em particular será alterado para dia 18 de Novembro, em decorrência da realização do Enem, com provas marcadas para os dias 04 e 11 de Novembro, porém, não há decreto oficial do governo até este momento em que escrevo este post sobre esta mudança.
Desta forma, os órgãos internacionais responsáveis pela manutenção dos fusos e os “daylight saving times” (horário de verão) para computadores (IANA.org) não reconhecem o dia 18 de Novembro como oficial e, assim sendo, se este decreto demorar a sair, talvez não haja tempo de ajustarmos os programas de computador e os sistemas operacionais.
Quais são os riscos que podemos prever no primeiro momento:
- Registro de transações em horários incorretos
- Compras feitas em um dia podem ser registradas em outro dia
- Anotações médicas realizadas em um dia, podem ser registradas em um dia incorreto
- Perdas de SLA
- Previsões incorretas de entregas e diversos planejamentos
- Bugs de Looping infinito em alguns softwares mais antigos
Como sua empresa perde dinheiro com isso:
- Reclamações de clientes
- Tempo de equipe técnica analisando e corrigindo dados em Banco-de-Dados
- Processos legais em decorrência de informação emitida incorretamente
Como saber se seu servidor será impactado
Deixo aqui alguns testes que você pode realizar para saber se seu servidor Linux está com risco neste momento. Lembre-se que mesmo com a data correta, você pode precisar de ajuda caso haja um novo decreto de última hora.
Este teste só serve caso seu servidor não esteja configurado para horário UTC, ou seja, se estiver configurado com fuso horário no formato Oslon tal como “America/Brasilia” ou
“America/Sao_Paulo”
Acesse seu servidor Linux e execute o comando abaixo:
date -d @1541300399;date -d @1541300400
Este comando verifica como seu servidor está interpretando a mudança de um segundo entre a entrada de horário de verão programada para o dia 4 de Nov. Os dois números acima são horário unix com diferença de um segundo entre a entrada do horário de verão. Se o resultado for o seguinte, você está com seu sistema atualizado:
Sáb Nov 3 23:59:59 -03 2018 Dom Nov 4 01:00:00 -02 2018
Repare que um segundo após às 23h59s59 de 3 de Novembro, o sistema já considera 01 da manhã do dia seguinte. Se o resultado for o seguinte:
Dom Nov 4 00:59:59 -02 2018 Dom Nov 4 01:00:00 -02 2018
Significa que seu sistema operacional está desatualizado e a mudança de horário dele está programado provavelmente para acontecer no dia 21 de Outubro.
Você pode conferir isso com o seguinte comando:
date -d @1540090799;date -d @1540090800
Se a saída for conforme abaixo, o seu sistema está programado para fazer a mudança de fuso no dia 21, um segundo após às 23:59:59 do dia 20:
Sáb Out 20 23:59:59 -03 2018 Dom Out 21 01:00:00 -02 2018
Se seu servidor está em UTC ou está em formato “Oslon” e com a mudança correta como acima, você só precisa verificar então se sua aplicação está preparada para esta mudança.
Como podemos ajudar
Estaremos acompanhando o desenrolar desta história nos próximos dias e alertando nossos clientes das alterações e necessidades de atualização de seus sistemas e pacotes.
Novamente, recomendo que você nos siga no Facebook colocando nossas notificações em primeiro lugar, ao menos até que este período passe:
https://www.facebook.com/complementoitsm/
Para nossos clientes ((OTRS)) Community Edition e versões anteriores, teremos especial atenção para as funções Perl que podem ser impactadas, antevendo os problemas.
Se você tem um sistema desenvolvido em casa, verifique com sua equipe de desenvolvimento se seu sistema está preparado. Se preferir, entre em contato conosco e solicite nosso auxílio através de nossos serviços de suporte e consultoria.
Ronaldo Richieri Diretor de Desenvolvimento / Complemento - Liberdade e Tecnologia
Comentários
Nenhum comentário ainda.